sábado, 21 de junho de 2014

VISITA DO IMPERADOR A ALAGOAS

                D. Pedro II mostrou-se ser um bom administrador. Durante seus quase 50 anos de império, o Brasil cresceu muito, porém existiram muitas batalhas em que Duque de Caxias venceu todas. Além de governar, visitou quase todas as províncias do Brasil, acompanhado de sua esposa, D. Tereza Cristina. De início queria visitar a Cachoeira de Paulo Afonso, mas, devido aos incômodos da viagem, resolveu deixar a esposa em Salvador.

                Em sua passagem por Alagoas, chegou à cidade de Piaçabuçu, visitou a pequena capela. Depois seguiu a Penedo, percorrendo a cidade a cavalo, passando ligeiramente em Propriá e depois visitou Porto Real do Colégio, onde foi recebido pelos índios. Depois, foi a Traipu, onde pernoitou. Foi a Pão de Açúcar, permanecendo de 17 a 22 de outubro de 1859.

                 Em 31 de dezembro de 1859, D. Tereza e D. Pedro II saíram de Salvador, chegando ao Porto de Jaraguá, depois seguiram à Nova Matriz (hoje a Catedral Metropolitana), assistindo às solenidades e foram hospedados no Palacete do Barão de Jaraguá.

                  Em 01 de janeiro de 1960, D. Pedro II percorreu Maceió em vários pontos. Em 03 de janeiro do mesmo ano, o casal foi ao Norte da Província, visitando as cidades de Porto de Pedras, Porto Calvo, e depois foram a Colônia Leopoldina, voltando a Maceió.  Visitou Pilar, Coqueiro Seco, voltando a Maceió para visitar outros pontos.

                   No dia 11 de janeiro de 1860, o casal despediu-se da Província de Alagoas, partindo em Seguido para Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário