quinta-feira, 3 de julho de 2014

ORIGEM DE MACEIÓ


Maceió vem da palavra MACAIÓ-K, MAÇAÓ ou MASSAYO, que significa “o que tapou o alagadiço”.

A origem de Maceió é cercada de dúvidas porque não existem documentos que comprovem. O Estado de Alagoas surgiu com a origem de várias vilas, além de ter sido parte da Capitania de Pernambuco.

Existe uma escritura, datada de 1611, pertencente a Diogo Soares da Cunha que faz menção a uma sesmaria doada a Manoel Antônio Duro, referente a uma casa de telha, de sua propriedade, localizada no bairro da Pajuçara.

Como o açúcar era um produto explorado e que trazia riquezas, alguns engenhos foram construídos e, ao redor deles foram construindo várias casas, formando povoados, e destes foram surgindo várias cidades, assim como Maceió surgiu de um engenho.

Existem dúvidas sobre qual engenho originou a cidade de Maceió: uma é que a cidade foi originada de um engenho chamado Massayo, e outra é que surgiu de um engenho perto do riacho Salgadinho.

Em relatos sobre a primeira versão, consta que o engenho Massayo era de propriedade do capitão Apolinário Fernandes Padilha e de sua mulher Beatriz Ferreira Padilha. Esse engenho era localizado onde hoje é a Assembleia Legislativa, situada na Praça D. Pedro II, e nele havia uma capelinha, sob o patrocínio de São Gonçalo do Amarante, que permaneceu até 1850, quando foi demolida para construção da catedral Metropolitana de Maceió, onde até hoje está edificada.

A outra versão é que a cidade foi originada de um engenho que ficava próximo ao um riacho, que era denominado pelos índios de Massayo, onde hoje é o riacho Salgadinho, o qual corta a cidade. Ao redor desse engenho surgiram vários povoados que futuramente, com o crescimento elevaria Maceió à condição de vila. Talvez esse local da construção desse engenho tenha sido escolhido por ser próximo ao porto do Jaraguá, como também para facilitar o transporte do açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário